Nossa! A sensação que temos quando começamos a conversa com você é que somos íntimes. Sente isso também? 

Hoje o papo é um pouco mais sério, sem pânico, mas com atenção. Pegue um bom chá reconfortante no Copo Impressão Digital e chegue junto para a nossa prosa semanal.

A Nós Mais Eu é sustentável e parte do papel social da marca é articular conteúdos informativos sobre pautas relevantes com o objetivo de aumentar o nível de consciência e estimular a sustentabilidade.

Temos vivido um momento difícil, infelizmente.

A pandemia impôs uma série de mudanças abruptas na forma de vida que estávamos habituados a levar. Contudo, o governo federal atual agravou o cenário, um dos piores agravantes nesta situação foi a direção que o Ministério do Meio Ambiente tomou.

Por isso compartilharemos com você alguns dos biomas brasileiros, para que saiba mais sobre a diversidade e vastidão ambiental deste nosso país de proporções continentais e para que a nossa vigilância em relação a preservação do meio ambiente não esmoreça.

  • Amazônia – 4,1 milhões de km2

A floresta abriga 2.500 espécies de árvores (um terço da madeira tropical do planeta) e 30 mil das 100 mil espécies de plantas que existem em toda a América Latina. 

Em comparação com os demais biomas brasileiros, a Amazônia é a que detém o maior número de áreas de proteção integral (26) e também o maior percentual de florestas oficialmente protegidas (3,2% da área total do bioma). No entanto, apenas 0,38% da área dos parques e reservas existentes na Amazônia está minimamente protegida de fato, pois não foram implementados ou encontram-se muito próximos a cidades.

  • Caatinga – 736.833 km²

Ocupando quase 10% do território nacional, com 736.833 km², a Caatinga abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul e leste do Piauí e norte de Minas Gerais. Região de clima semiárido e solo raso e pedregoso, embora relativamente fértil, o bioma é rico em recursos genéticos dada a sua alta biodiversidade.

  • Cerrado – 2 milhões de km2

O Cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira, superado apenas pela Floresta Amazônica, é uma savana tropical na qual a vegetação herbácea coexiste com mais de 420 espécies de árvores e arbustos esparsos. O solo, antigo e profundo, ácido e de baixa fertilidade, tem altos níveis de ferro e alumínio.

  • Mata Atlântica – 1,3 milhão km²

A Mata Atlântica abrange as bacias dos rios Paraná, Uruguai, Paraíba do Sul, Doce, Jequitinhonha e São Francisco. Originalmente estendia-se por toda a costa nordeste, sudeste e sul do país, com faixa de largura variável, que atravessava as regiões onde hoje estão as fronteiras com Argentina e Paraguai.

  • Pantanal – 624.320 km2

O Pantanal é uma planície inundável peculiar e sensível, com altitudes variando de 80 a 150 metros, inserida na parte central da bacia hidrográfica do Alto Paraguai. A água que nasce nas partes altas corre para baixo, para a planície inundável, carregando o que estiver pelo caminho. É o pulso das águas que dita o ritmo da vida, dinâmico, complexo e delicado.

  • Manguezais

O Manguezal é um ambiente receptivo para diversas espécies que usam esse ambiente como um berçário seguro para a procriação. Existem ao menos 70 tipos de árvores que são características dos manguezais e algumas delas são facilmente reconhecidas pelas suas raízes elevadas. Além de ser um bioma extremamente importante para o meio ambiente, o mangue é um meio de fonte de renda para os moradores das suas imediações.

EFEITO RICARDO SALLES 

Ricardo Salles com a sua criminosa administração deixará um legado nefasto e um impacto negativo profundo no meio ambiente brasileiro. Por exemplo, segundo a Amazônia Legal registrou  810 quilômetros quadrados de destruição, comparado com março de 2020 houve um aumento de 216%. 

Durante a gestão ocorreu o maior incêndio dos últimos 14 anos na região foram no total 22.119 focos, e é claro que a má condução fez com que o cenário fosse ainda mais periclitante. 

Ricardo Salles revogou medidas importantes para a proteção da vegetação sobre faixas de areia, os manguezais, um ambiente precioso, pois se trata de um berçário para a vida marinha. A revogação foi em detrimento dos interesses do mercado imobiliário e dos criadores de camarões. 

Cada um destes biomas é um universo particular, com as suas características e belezas. Procure conhecer mais sobre um deles, ou todos. Quem sabe? O importante é que você entenda que a preservação destes territórios é essencial para a vida na Terra.

A Nós Mais Eu muito em breve vai investir mais atenção em uma pesquisa a respeito de um destes biomas, esteja aqui com a gente durante esse processo! Compartilharemos tudo!

É sempre uma delícia conversar com você e te ter por perto.

Até mais!